Powered By Blogger

sábado, 23 de janeiro de 2010

O Direito Alternativo e a crise do Ensino do Ensino Jurídico: Parte I: O histórico da crise

É notório nos tempos de hoje a crise na forma do ensino jurídico, não só no Brasil, mas também no mundo. Hoje grande partes das faculdades de Direito e de seus professores ainda, infelizmente, preferem valorizar mais os alunos que são bons "decoradores" de matérias do que os formadores de opinião.
Quando um aluno pensa diferente da maioria ele é logo repreendido com frases tipo, "quando você se formar pode pensar como quiser, mas agora tem que pensar assim", acabando por obrigar o aluno a optar pelo pensamento padrão da sociedade capitalista pós-moderna.

Mas isso não é de hoje. Vem de meados da década de 1990, mais precisamente no governo do nada saudoso presidente Collor, com a abertura do capital externa na eduação superior do nosso país.

Depois da entrada desse capital externo houve um "boom" de faculdades de direito em todo o Brasil. Como exemplo o estado do Espirito Santo, até 1992 eram 4 faculdades de direito no estado, hoje, graças a Lei Collor de incentivo ao Ensino Superior e ao MEC, são mais de 16. Cresceu em quantidade mais em qualidade....